Receita de bolo de maçã para Rosh Hashaná

Bom dia, queridas leitoras!

A partir de hoje foi criada uma nova categoria aqui no blog (Culinária: Receitas da Patty) para que eu possa compartilhar com vocês minhas receitas e experimentos culinários. Desde que fui morar sozinha em 2012, meu dom para cozinhar (herdado da mamãe!) despertou. Nunca tive “aulas” propriamente ditas com ela, mas somente pelo fato de vê-la cozinhar com tanto carinho para as filhas e conhecer seu maravilhoso tempero desde que me entendo por gente, acho que acabei aprendendo por osmose e tomando gosto pela coisa.

Não sou daquelas que cozinha diariamente, até porque com a correria do dia-a-dia não resta tempo para isso (e nem disposição! hehe), mas adoro inventar alguma coisa para fazer em momentos especiais para as pessoas que amo. De vez em quando “dá a louca” e baixa um espírito de cozinheira.

Pois bem, para aquelas que seguem a tradição do Ano Novo judaico – Rosh Hashaná, sabem que para este ano a comemoração foi ontem, dia 24 de setembro, e também é hoje, 25 de setembro. Ou seja, ainda dá tempo de passar uma receita deliciosa para vocês de bolo de maçã! Se não tiverem tempo, experimentem no ano que vem pois esse bolo é sucesso total.

20140923_234916

Enfim, vamos ao que interessa. Minha querida mãe que viu essa receita num programa desses internacionais de culinária e achou que tinha tudo a ver com o Rosh Hashaná. Foi a primeira vez que fiz a receita e amei, ou melhor, todos amaram! Ela é super fácil e fica muito perfumada e gostosa.

BOLO DE MAÇÃ

Ingredientes:
3 maçãs grandes descascadas;
250 gramas de manteiga;
2 xícaras de açúcar;
2 ovos;
2 e meia xícara de farinha de trigo;
2 colheres de chá rasas de bicarbonato de sódio;
1 colher de chá de fermento em pó;
3 colheres de chá de canela em pó;
1 xícara de passas;
1/2 xícara de nozes;

Mel a gosto (o mel não existia na receita mas achei que tinha tudo a ver e realmente deu um toque especial).

Preparo:
Derreta a manteiga numa panela e depois acrescente as maçãs e o açúcar. Reduza o fogo para derreter o açúcar. Deixe esfriar e acrescente os ovos batidos e mexa (IMPORTANTE: A partir deste ponto que a manteiga e o açúcar derreteram e o fogo foi desligado para esfriar a mistura, todos os outros ingredientes são misturados na panela com o fogo apagado!!). Vá incorporando a farinha, o bicarbonato, o fermento e o restante do ingredientes (canela, passas, nozes (picadas no processador) e mel), mexendo. Forre uma fôrma com aro com papel manteiga untado. Leve ao forno a 150 graus por 1h20min (Eu acabei deixando quase 2h no forno porque achei que precisava cozinhar mais, porém, é sempre bom ir observando e ver o momento certo de tirar do forno). Outro detalhe importante é que esse bolo fica bem molhadinho, quase como um bolo mousse. Para saber se está no ponto certo, espete um palito no centro do bolo e veja se ele sai muito cremoso ou não. Ele deve estar não tão cremoso e nem seco. Deve estar mais assado para não sair do forno cru, mas cuidado para não acabar queimando as bordas!

Para finalizar, polvilhe açúcar de confeiteiro quando estiver assado e desenformado. Como fiz o bolo para o Rosh Hashaná, fiz umas estrelas de David de pasta americana com um cortador para biscoitos e pintei com corante alimentício em pó dourado.

Levei para a cerimônia na casa do meu namorado e toda a família adorou. Fica a dica!!

Além do bolo, também fiz biscoitos de mel e canela personalizados com o nome de cada convidado e um brownie de chocolate parve (que não leva carne nem leite) com calda de brigadeiro.

IMG_20140924_015326

20140924_222249

Depois também passarei essas outras receitas para vocês :).

Shaná Tová Umetuká! Feliz 5775 e que seu ano seja bom e doce!

Follow:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *